terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O pano de fundo da Epístola de Paulo aos Romanos

Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (2 Co 5:17) . Agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte (7:9-10)

Rm 15:26-28; 1 Co 5:1-7; 2 Co 2:5-13; 7:5-16


No volume anterior vimos que a Epístola de Paulo aos Romanos fala a respeito do evangelho de Deus (Rm 1:1). Hoje veremos os acontecimentos que antecederam o envio da carta aos romanos.

Cronologicamente, essa carta foi escrita após as duas epístolas que Paulo escreveu aos coríntios. A primeira delas foi escrita em Éfeso, visando corrigir alguns problemas que havia entre os irmãos de Corinto. O apóstolo registra de maneira específica uma situação de tamanha imoralidade que sequer poderia ser tolerada entre os gentios (1 Co 5:1). Por essa razão, as palavras de Paulo soaram bastante duras, inclusive no sentido de repreender os líderes da igreja por não terem tratado tais assuntos com a devida seriedade (vs. 2, 6-7).

No entanto, após haver enviado essa primeira carta aos coríntios por meio de Tito, Paulo demonstrou preocupação pelo efeito que suas palavras poderiam ter causado nos irmãos (2 Co 2:13). Quando finalmente se reencontrou com Tito na Macedônia, a reação do apóstolo foi de muita alegria, pois os irmãos se arrependeram e manifestaram o desejo de recebê-lo novamente entre eles (7:5-10). Mesmo aquele irmão que cometera o ato imoral com sua madrasta havia demonstrado arrependimento e estava sendo novamente acolhido pelos demais irmãos (2:5-8). O próprio Tito havia sido encorajado pela igreja em Corinto (v. 13). Graças ao Senhor por isso! Nessa situação podemos ver o alcance do amor de Deus e do Seu perdão para com todos, até o mais vil pecador. Pela experiência desse irmão nós aprendemos que todos os que erram, merecem uma chance de arrependimento.

Ainda enquanto esteve na Macedônia, Paulo escreveu a Segunda Epístola aos Coríntios e, pouco tempo depois, partiu para Corinto ao encontro dos irmãos. Foi ali, em meio aos irmãos que haviam restaurado o viver normal da igreja, que ele escreveu a carta aos romanos, no qual relatou a sua intenção de ir a Jerusalém e, posteriormente, passar por Roma no caminho para a Espanha (Rm 15:26-28).

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.