terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O evangelho completo

Aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou (Rm 8:30)

Rm 1:1-4; 6:6; 8:17; Hb 2:18; 4:15; 5:8


Apesar de a Epístola de Paulo aos Romanos ter sido escrita após as epístolas aos coríntios, ela foi inserida na Bíblia logo após os evangelhos e o livro de Atos, pois seu conteúdo se refere ao evangelho de Deus (Rm 1:1).

Vimos que esse evangelho diz respeito ao Filho de Deus. Não se trata de uma doutrina ou de uma mensagem que pregamos, mas do próprio Senhor Jesus. Em Romanos, o Filho nos é apresentado em dois aspectos: como Filho do Homem e como Filho de Deus. Primeiramente, em relação à Sua humanidade, Ele é o descendente de Davi (v. 3). Ao ser concebido pelo Espírito Santo no ventre de Maria, Ele recebeu um corpo em semelhança de carne pecaminosa, mas sem pecado (Hb 4:15). Se Jesus não tivesse tomado a forma humana, Ele jamais poderia salvar o homem. Mas, enquanto esteve na terra, Ele viveu como um de nós e foi tentado em todas as coisas. Por isso hoje pode se compadecer de nossas fraquezas (2:18). Mesmo sendo Filho de Deus, Ele aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu (5:8) e foi obediente até a morte na cruz (Fp 2:8). Quando foi crucificado, a nossa carne foi à cruz com Ele, e ali nosso velho homem também foi morto (Rm 6:6), para que hoje pudéssemos receber a vida de Deus. Ao ressuscitar, Jesus como Homem, foi recebido na glória como Filho de Deus (At 13:33). Aleluia! Dessa maneira, Ele abriu caminho para que todos nós recebêssemos também a filiação (Rm 8:17).

Dessa forma, a carta aos Romanos nos mostra a experiência de Cristo como Homem que venceu o pecado na cruz, crucificando com ele a nossa carne pecaminosa. Por outro lado, mostra que Jesus, após a Sua ressurreição, foi o primeiro homem a receber a plena filiação e ser introduzido na glória de Deus. Hoje Ele deseja nos fazer filhos maduros, para no futuro estarmos aptos a reinar com Ele no mundo vindouro. Por isso, quando nós cremos e invocamos o nome do Senhor, desfrutamos de todas as riquezas de Cristo. Essas são as boas-novas que Paulo registrou na Epístola aos Romanos. Esse é o evangelho completo!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.