segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Totalmente dependentes de Deus

Tudo posso naquele que me fortalece (Fp 4:13)

Mt 16:25; Rm 10:13; 1 Co 15:51-53; 1 Ts 5:23; 1 Pe 1:9


Vimos que, após comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, o homem desenvolveu uma vida independente de Deus. Em vez de se unir ao seu Criador, passou a ser governado por seus pensamentos, emoções e vontades, que se tomaram o antigo marido mencionado por Paulo em Romanos 7, ao qual também chamamos "velho homem" e "vida da alma". O princípio de Deus é que o homem dependa Dele em toda situação. Por isso é tão importante nos lembrarmos de invocar o nome do Senhor e negar a nós mesmos.

Quando invocamos, nós reconhecemos que precisamos Dele e declaramos nossa total dependência. Deixar de invocar pode indicar que nos sentimos capazes e autossuficientes, e essa atitude muitas vezes nos traz problemas que poderiam ser evitados caso tivéssemos nos voltado ao Senhor.

Quando falamos sobre negar a vida da alma, não queremos dizer que a nossa alma não é importante para Deus. Pelo contrário, a Bíblia nos mostra que a salvação de Deus é completa, isto é, Ele deseja salvar todo o nosso ser, que é formado pelo espírito, pela alma e pelo corpo físico (1 Ts 5:23). Quando o homem pecou, todo o nosso ser foi danificado: nosso espírito ficou amortecido, nosso corpo foi corrompido pela natureza pecaminosa, e nossa alma foi escravizada por uma vida independente de Deus. Nosso espírito foi salvo quando cremos e invocamos o nome do Senhor (Rm 10:13). Em relação ao nosso corpo, Paulo nos mostra que, na segunda vinda de Cristo, nosso corpo será transfigurado (1 Co 15:51-53). Salvar a nossa alma, por fim, é o grande propósito de Deus ao longo de nossa vida cristã. Em sua primeira epístola, Pedro se refere à finalidade da nossa fé, que é a salvação da nossa alma (1 Pe 1:9).

Mas como nossa alma pode ser salva? Em Mateus 16:25 o próprio Jesus afirma: "Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á". Nessa passagem vemos a necessidade de negarmos, ou seja, perdermos a vida da alma, que é a vida independente de Deus, a fim de salvarmos a nossa alma. Hoje nosso desafio é trazer nossa mente, vontade e emoção de volta ao propósito de Deus. Conforme nossa alma se enche do Espírito, nós passamos a cuidar dos interesses de Deus, manifestamos a genuína alegria e também o grande amor de Deus pelas pessoas. Isso é o resultado do crescimento da vida de Deus em nós.

O segredo para uma vida cristã saudável é dependermos totalmente do Senhor, invocando o Seu nome. Nele somos libertos e Nele podemos vencer. Este é o testemunho de Paulo: "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fp 4:13). Louvado seja o Senhor!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.