segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

A viva esperança no evangelho de Deus

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (1 Pe 1:3)

Rm 12:1-2; 13:8; Hb 4:15


Se observarmos a história da igreja, atestaremos que muitas pessoas consagraram suas vidas ao Senhor, sacrificando o próprio futuro (familiar, profissional ou financeiro), e até a vida física, ao se entregarem por inteiro a Deus. Essa entrega completa ocorre quando o coração de alguém é ganho pelo evangelho de Deus. Diante disso, não devemos nos conformar com um conceito doutrinário sobre o evangelho, mas ter nossa mente renovada para experimentá-lo como algo real e vivo para nós. Isso implica perguntar a si mesmo: que impacto o evangelho tem em minha vida? De que modo o evangelho me influencia e controla? Tenho sido transformado por ele?

É importante refletir sobre isso à luz do livro de Romanos, que tem como tema o evangelho de Deus. Nele, o apóstolo Paulo se identifica como servo de Jesus Cristo, chamado por Deus e separado para o Seu evangelho (Rm 1:1). Percebamos quão profundo e importante é esse testemunho! Se conhecemos verdadeiramente o evangelho de Deus, nossa única reação é nos tornar pessoas separadas e consagradas para Ele. Muitas vezes, quando somos acometidos de algum fracasso espiritual, perdemos a esperança e nos deixamos ser tomados de desânimo. Isso é um sinal de que não conhecemos, de fato, o evangelho. Ele foi prometido por Deus, outrora, por meio dos profetas, nas Sagradas Escrituras (v. 2). Diante disso, a primeira coisa que precisamos fazer é crer na promessa de Deus, que foi feita para vir ao encontro de nossa pessoa. A promessa de Deus para nós é o evangelho de Deus. Este evangelho é o Seu Filho que é dado a nós. Quando nos sentimos fracos diante das dificuldades trazidas pela carne ou pela vida da alma, devemos nos lembrar de que Deus já nos conhecia há muito tempo. Ele prometeu e providenciou uma solução para os problemas que enfrentamos. É por isso que o evangelho não é um conceito doutrinário, mas uma pessoa: o Filho de Deus, que veio a este mundo como Filho do Homem e, segundo a carne, era proveniente da descendência de Davi (v. 3). O Senhor Jesus, como Filho do Homem, pode se compadecer de nós e nos assistir em nossas fraquezas (Hb 4:15).

O evangelho de Deus é completo, solucionando não apenas os problemas da natureza humana, mas também concedendo a vida divina a quem nele crê. Por isso, o Senhor, em ressurreição, foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade (Rm 1:4). Isso significa que, ao crermos no evangelho, nos apossamos da promessa de Deus, recebendo o Filho de Deus e Sua vida (1 João 5:11-12). Fomos regenerados segundo uma viva esperança! Assim, quem verdadeiramente conhece o evangelho não fica mais sem esperança. A promessa de Deus para nós é imutável, porque Aquele que a fez é fiel.

A obra do Filho na terra não foi em vão. Tudo o que Ele fez foi por amor a nós. Portanto, sejamos fortalecidos para avançar! Uma vez encorajados, também devemos encorajar os que se encontram desanimados, buscando reavivar neles a esperança na promessa de Deus.

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.