segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

As virtudes de um servo de Deus

Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos (Rm 12:16)

Rm 12:9-21


Hoje veremos a respeito das virtudes recomendadas por Paulo aos irmãos. Para obtermos essas virtudes, devemos ser fervorosos de espírito, servindo ao Senhor (Rm 12:11). Nesse sentido, assumimos nossa posição de servos, não apenas para prestar adoração ao Senhor como no serviço sacerdotal, nem para somente servirmos aos irmãos, mas como escravos Dele. Isso é servir com o espírito ardente e fervoroso. As primeiras virtudes recomendadas são a misericórdia e o amor (vs. 8-9). A essência de tudo o que fazemos tem de ser o amor, pois isso é o sinal de que a vida de Deus em nós está chegando à maturidade. Paulo nos encoraja a amarmos cordialmente uns aos outros com amor fraternal (v. 10). Esse amor é sem hipocrisia (v. 9) e, com base nele, somos capacitados a compartilhar as necessidades dos santos e praticar a hospitalidade (v. 13). O amor nos habilita a dar prioridade às necessidades dos outros.

Quanto ao zelo, isso significa não sermos indulgentes ou preguiçosos no serviço ao Senhor (vs. 11). Quando somos fervorosos de espírito, atendemos com prontidão ao chamamento do Senhor, apresentando nosso corpo, e também renovando e transformando nossa mente. Gostaria de mencionar o testemunho de um irmão de Uganda, África, que recebeu do Senhor a comissão de cuidar de órfãos. Ele começou cuidando de dez e hoje possui cerca de trezentos órfãos sob seu encargo. Sabemos que esse tipo de serviço implica muitas despesas. Felizmente, um irmão brasileiro o ajudou, ofertando um valor substancial para suprir as necessidades do cuidado desses órfãos. Isso é a prática do amor! Esse testemunho serve de alerta para nós: precisamos nos preocupar mais com as necessidades das pessoas. Há outro testemunho sobre esse tema. Em Uberaba, uma família se dispôs a criar um instituto visando prestar tratamento de câncer gratuito para pessoas carentes em determinado hospital. Os irmãos dessa família levantaram fundos para investir nesse hospital.

O resultado foi precioso! As pessoas que ali se encontram hospitalizadas estão receptivas para a pregação do evangelho porque perceberam a preocupação e o cuidado dos irmãos com suas vidas. Em suma, se desejamos frutificar, devemos nos preocupar com as pessoas, estando sensíveis ao Espírito para que Ele nos direcione sobre o que fazer. Além disso, vamos compartilhar as necessidades dos santos, a saber, os que creem no Senhor. Quando estamos no espírito, temos misericórdia e empatia, por isso podemos nos alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram (v. 15). As experiências vivenciadas pelos que cooperam nas unidades BooKafé atestam que o lugar de oração é uma oportunidade para não sermos sábios aos nossos próprios olhos, mas para condescendermos com o que é humilde. Ali podemos orar pelas necessidades das pessoas, transmitir-lhes um pouco do amor de Deus e aprender a exercer misericórdia.

Quanto à nossa atitude em relação aos que nos perseguem, Paulo recomenda que nos esforcemos em fazer o bem perante todos os homens e manter a paz, no quanto depender de nós (vs. 19-21). Nesse aspecto, sigamos o exemplo do Senhor Jesus, que na cruz orou em favor daqueles que O crucificaram. Em Atos temos outro episódio semelhante: o apedrejamento de Estêvão, que intercedeu em favor das pessoas que o apedrejavam, dizendo: "Senhor, não lhes imputes este pecado!" (At 7:60b). Somente quando somos fervorosos de espírito a vida de Deus nos habilita alcançarmos esse padrão de viver cristão: amoroso e perdoador. Que isso nos torne vencedores na vinda do Senhor!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.