sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O pano de fundo da Epístola aos Romanos

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus (Rm 1:1)

Rm 1:2-4; 2 Co 7:8-10; Gl 1:1


Nesta semana continuaremos extraindo vida dos escritos de Paulo: fomos separados para o evangelho de Deus, mediante promessa, através dos profetas nas Sagradas Escrituras, com respeito a Jesus, que, segundo a carne, veio da descendência de Davi e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o Espírito de santidade pela ressurreição dos mortos (Rm 1:1-4). No Novo Testamento, primeiramente temos os quatro evangelhos e, a seguir, Atos e Romanos. A ordem bíblica não é, necessariamente, uma ordem cronológica dos fatos. A Epístola aos Romanos pode ser considerada como o "quinto evangelho", e retrata, no capítulo 1, a comissão recebida por Paulo, que se apresenta como "servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus" (cf. Gl 1:1).

É preciso ressaltar que os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas mostram o Senhor como Rei, Servo e Homem, respectivamente. No livro de João, o Senhor Jesus é mostrado como Deus, que dispensa a vida eterna aos que creem Nele. O livro de Atos é caracterizado por trazer um relato da propagação do evangelho em inúmeros lugares, com experiências recheadas de vitórias e fracassos. Já o livro de Romanos tem a atribuição de mostrar o evangelho completo, com o foco no Filho de Deus e Sua boa-nova ao homem, ou seja, as boas notícias vindas de Deus.

Em Corinto, Paulo escreveu o livro de Romanos, no entanto sua vontade era falar pessoalmente a palavra de Deus. Ele tinha um desejo muito forte de levar o conteúdo do evangelho de Deus aos romanos, mas, devido a compromissos assumidos, não pôde satisfazer sua vontade. No final de sua segunda viagem Paulo passou por Jerusalém e, na terceira viagem, recolheu ofertas de riquezas materiais das igrejas gentias em prol dos irmãos da Judeia, dirigindo-se a Jerusalém, onde foi preso. Esse foi um dos motivos de não ter conseguido ir a Roma, embora não fosse tão distante de Corinto.

Nesse ínterim, houve o caso de fornicação na igreja em Corinto, assunto tratado em sua primeira carta. Na segunda carta, porém, em tom ameno e de alívio (2 Co 7:8-10), Paulo fica consolado ao saber que houve arrependimento da igreja e dos irmãos envolvidos nesse problema. Todo esse cenário nos faz perceber em que circunstâncias a Epístola aos Romanos foi escrita.

Graças ao Senhor, o evangelho completo de Deus registrado no livro de Romanos chegou até nós, e podemos desfrutá-lo no espírito. Aleluia!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.