terça-feira, 3 de março de 2015

Jesus, o Filho de Deus, segundo o Espírito

Foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor (Rm 1:4). Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita (8:11).

Rm 8:15; Gl 4:6; Hb 2:14


Vimos que o Senhor Jesus foi concebido pelo Espírito Santo por meio de Maria. Como descendente de Davi, Ele foi gerado de Maria, tendo participação de carne e sangue (Hb 2:14). Porém há ainda outro aspecto do evangelho de Deus com respeito ao Senhor, que é o fato de Ele ser Filho de Deus segundo o Espírito de santidade. Na ressurreição, Jesus foi designado Filho de Deus, vencendo aquele que tem o poder da morte, o diabo.

Segundo o Espírito de santidade, Ele é o filho de Deus! Devemos experimentar não somente a primeira virtude do Senhor, a de ser descendente de Davi segundo a carne, resolvendo o problema de nossos pecados, mas também temos o segundo aspecto à nossa disposição, isto é, a designação de Filho de Deus com poder. Em sua Epístola aos Romanos, Paulo registra que o mesmo Espírito que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em nós, ou seja, temos uma vida ressurreta em nosso espírito (8:11).

Por causa da morte e ressurreição do Senhor Jesus já não vivemos atemorizados, mas recebemos o Espírito de filiação (lit.), baseados no qual clamamos do profundo de nosso ser: ''Aba, Pai" (v. 15; Gl 4:6). Aba, no original aramaico, significa papai, indicando uma relação íntima entre pai e filho. Dessa relação íntima e constante com Deus Pai, os filhos tendem a crescer e amadurecer. Por fim, o Pai entregará aos filhos maduros o governo do mundo que há de vir (Hb 2:5).

Em suma, existem dois aspectos do evangelho de Deus com respeito ao Senhor Jesus. Primeiro, Ele, sendo nascido de Maria, veio em carne, como um legítimo descendente de Davi. Uma vez que Ele cumpriu a obra de redenção, Deus o ressuscitou dentre os mortos (Rm 4:25). Ao ressuscitar, Aquele que viera segundo a carne foi designado Filho de Deus segundo o espírito de santidade. Assim, Ele é capaz de liberar a vida divina aos que creem Nele. Louvado seja o Senhor: nós cremos Nele e, desse modo, também nos tornamos filhos de Deus!

(PS: Palavra Extraída do Alimento Diário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.