Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me (Mt 16:24)
Nm 22:6-7,22-23
Como já vimos, o caráter de um jumento é extremamente forte. Na viagem à Bolívia, mencionada na leitura de ontem, para termos acesso à região que íamos visitar, tivemos de alugar um jumento. Por recomendação do proprietário, foi-nos entregue uma vara para impelir o animal, a fim de fazê-lo andar e manter seu ritmo. Se, contudo, tivéssemos de acelerar, deveríamos usar por mais vezes a vara, e, assim, chegaríamos mais rápido.
Houve momentos, no entanto, em que o jumento, cansado de ser surrado, empacava. Esse tipo de temperamento é muito parecido com nossa vida da alma. Quando ela resolve "empacar", dificilmente conseguimos avançar.
Essa palavra também pode ser aplicada ao caráter das irmãs. Olhando superficialmente, parecem pacatas e dóceis. Porém, quando contrariadas, às vezes, revelam um caráter forte, principalmente ao divergir dos maridos. Consequentemente, acabam discutindo, em vez de ir diante do Senhor para manter comunhão com Ele. Essa é a situação real da nossa vida da alma.
Em Números 22 lemos a respeito de outra jumenta, que pertencia a um profeta chamado Balaão. Balaque, rei de Moabe, tentou suborná-lo para amaldiçoar o povo de Israel, pois temia que os israelitas tomassem seu reino. Segundo os registros bíblicos, Balaão montou em sua jumenta e partiu com os príncipes de Moabe, por um caminho estreito, cercado de plantas e árvores. Um caminho que só esse animal faria.
Para se opor a Balaão, o Anjo do Senhor se colocou no caminho dele com a finalidade de matá-lo (Nm 22:22-33). Cada vez que via o Anjo do Senhor, a jumenta desviava do caminho. Por não ver o Anjo, Balaão se irava contra a jumenta e a espancava. Em dado momento, a jumenta pressionou o pé de Balaão contra o muro para machucá-lo (v. 25). Após espancar a jumenta três vezes, o Senhor a fez falar com Balaão. Então o Senhor abriu os olhos do profeta, que passou a ver o Anjo. Aqui notamos que, embora o que levou a jumenta de Balaão a aborrecê-lo tenha sido a presença do Anjo do Senhor, podemos aplicá-lo à questão da natureza teimosa de um jumento.
Não há outra maneira de nos tornar vencedores se não for pela cruz! Deixemos o Senhor disciplinar nossa natureza de jumento, para que possamos fazer Sua vontade!
(Palavra Extraída do Alimento Diário)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.