segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Unidos com Cristo pelo batismo

Fomos, pois, sepultados com Ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição (Rm 6:4-5)

Mc 16:16; Rm 6:3-10; 10:9


Nesta semana veremos alguns assuntos abordados por Paulo em Romanos 6, 7 e 8, aplicando todos eles à nossa experiência. Nossa intenção não é trazer uma explicação detalhada das verdades doutrinárias que podem ser encontradas nas epístolas de Paulo, como em uma aula de faculdade, mas usar o espírito para que as palavras sejam vida para nós.

Como ministros da nova aliança, nós propagamos o evangelho do reino e também levamos as pessoas a invocar o nome do Senhor; somos salvos quando confessamos com a boca e cremos com o coração (Rm 10:9). Ao invocar o nome do Senhor Jesus crendo, nós O recebemos como nosso Salvador, e o Espírito de Deus entrou em nosso espírito humano formando uma união indissolúvel, tornando-se o que chamamos de espírito mesclado. Apenas para ilustrar, podemos comparar essa união a um copo com um pouco de água que, em determinado momento, recebe mais água juntando as duas porções de tal modo que se torna impossível diferenciar qual delas já estava no copo e qual foi acrescentada.

O ponto mais importante em Romanos 6 é o batismo. Sem o batismo, a experiência da salvação ainda está incompleta. Em Marcos 16:16 lemos: "Quem crer e for batizado será salvo". Portanto, quando pregamos o evangelho, devemos ajudar as pessoas e suas famílias a invocar e receber o Senhor Jesus, e também encorajá-las a serem batizadas.

O apóstolo Paulo mostra-nos nesse capítulo do livro de Romanos que o batismo nas águas, se refere a algo mais profundo, à nossa experiência de identificação com Cristo: "Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida" (6:3-4). Por essas palavras nós podemos ver que, quando somos batizados, nós experimentamos uma união com Cristo e com o que Ele realizou por nós (v. 5). Louvado seja o Senhor!

(Palavra Extraída do Alimento Diário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Comentarios saudáveis,que levem vida aos que leêm;
- Em hipótese alguma faça propaganda;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.